Às vezes quando algo foge do seu planejamento é só a vida acontecendo

R. F.
2 min readJun 12, 2024

--

E se eu te dissesse que você nunca vai estar pronto, o que você pararia de adiar? Criamos regras que nos deixam sempre à espera de. À espera de um momento certo pra ter aquela conversa difícil, pra começar um hobby dos sonhos ou finalmente fazer aquela viagem tão aguardada. Pra sair de um trabalho que te suga, de um relacionamento que não faz mais sentido ou visitar a família que mora longe.

Você também espera? O medo às vezes me paralisa tanto que me imagino fechada em casa, construindo narrativas que justifiquem a minha própria falta de coragem pra viver. O que me conforta é que eu já saí desse lugar algumas vezes. Quando voltei a treinar ou quando comecei um curso que queria. Depois do temido primeiro passo você se sente a pessoa mais autônoma possível. Uma vez me disseram que é só planejar e fazer. Assim, com medo mesmo, sem pensar muito que é pra não desanimar. Mas vai dizer isso pra alguém com o perfil ansioso e trilhões de pensamentos intrusivos… Chega a ser piada. Não pensar nas consequências, possíveis problemas e percalços no caminho é impossível. Mas desestimular o que se pensa evitando dar atenção, não é. Foi assim que consegui, talvez seja assim que outros farão o mesmo. Imagina só… Sua mente é uma casa e você é a pessoa responsável por ela. Às vezes você combina uma visita ou outra – e é ótimo! Às vezes aparece alguém sem avisar, como um pensamento desconfortável que escancara os piores cenários, totalmente inconveniente e inadequado. É claro que o tratamento pra lidar com ele vai ser diferente. Você não quer que ele fique, então não oferece um café ou uma água, escuta o que tem a dizer e espera a sua partida. O propósito é ter com a gente o que soma, que faz bem, mas entender que nem sempre vai ser do jeito que a gente quer é se flexibilizar para o que pode acontecer. Se tem uma coisa que aprendi é que na vida a gente lida com muita coisa que foge do nosso planejamento, que atravessa a nossa rotina de um jeito desconfortável, e se não aceitarmos essa verdade, o sofrimento aparece por conta da nossa própria relação com a rigidez. Afinal, apesar da falta de preparo para as inadequações, acredito na nossa capacidade de aprendizado.

Da próxima vez que algo fugir do seu planejamento, sinta o que precisar sentir, faça o que precisar fazer. Mas lembre que é só a vida acontecendo – e dela não dá pra fugir.

--

--

R. F.

jornalista e psicóloga. das colagens, dos livros, da comunicação e do povo.